quarta-feira, 30 de maio de 2012

Avaliação final do projeto Kidsmart - Considerações finais

Considerações finais

"Se semeares tens a esperança que as flores virão,
Se nada fizeres, o que esperas?"
Esta foi uma caminhada feita em conjunto por toda a comunidade educativa que envolve o JI de Boleiros-Maxieira. Como todas as caminhadas tem um princípio, um meio e um fim. Tivemos alguns momentos de desânimo, tivemos receios, mas apoiando-nos uns nos outros chegámos a bom porto.  Os pais desejam que os seus filhos cheguem o mais longe que as suas capacidades físicas e psicológicas lhes permitam. Pois acreditem que esse  é também o anseio de todos os professores/educadores. Por isso queremos que a nossa escola tenha todas as condições materiais e humanas para prestar um serviço com qualidade. Este trabalho só tem sentido se dermos as mãos. 
Esta não é uma despedida é um até já... Dissemo-vos que era um fim, mas os finais são sempre o inicio de uma nova caminhada e embora possamos ter "saudades" é importante erguer a cabeça e seguir em frente..., para continuarmos a "crescer".
Descobrimos muitas das potencialidades do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e acreditamos que muitas outras haverá. O conhecimento evolui, reformula-se, cresce à medida e na medida em que nos empenhamos, em que a ciência vai fazendo novas descobertas, em que cada um  faz novas descobertas. Assim é com o ser humano desde que nasce. Estamos sempre a aprender. É o gosto por querer saber mais, por questionar, que nos faz crescer inteletualmente. 
Como para tudo na vida, tem de haver uma conta, um peso e uma medida. Os computadores e as TIC fazem parte do dia-a-dia e, como tal, devem fazer parte da escola como condição sine-qua-non de preparar as gerações futuras, para enfrentar os desafios que se lhes irão impôr. Mas não devem ser o fim último, devem ser mais um meio para... A conta, o peso e a medida devem ser determinados pelos pais/adultos com moderação (são as REGRAS tão importantes para um crescimento saudável). 
Apesar de todas as adversidades (não haver NET, estarmos sujeitos às condições climatéricas, ou à disponibilidade de quem nos recebeu nas visitas), todas as atividades previstas foram realizadas, com os necessários ajustamentos. Planificar é definir um caminho, uma rota mas é também flexibilizar e adequar à realidade do momento a nossa ação (se não tivessemos antecipado a partida dos nossos amigos para o espaço não teríamos podido ir hoje comemorar o Dia Mundial da Criança).
E como começamos terminamos o nosso projeto:
                                                                                   "... o sonho comanda a vida" (A Gedeão)
                                                              Por vós, pelos vossos filhos  nunca deixem de sonhar...

Bem-haja por confiar em nós...
As Educadoras: Eugénia Pires (grupo 3 anos); Filomena Marques (grupo 4 anos); Helena Reis (grupo 5 anos)



1 comentário:

  1. Que palavras sábias, que nos confortam, tranquilizam, mas ao mesmo nos desinquietam entusiasmam e nos fazem sonhar também. Obrigada mais uma vez pela inicitiva, pelo empenho, pelos ensinamentos, mas sobretudo pelo exemplo de entrega, persistência e determinação para levar um projecto avante do principio ao fim com objectivos bem específicos. Aprendemos sobretudo com exemplos e aqui tivemos todos uma excelente oportunidade de crescer. :)

    ResponderEliminar